quarta-feira, 1 de abril de 2009

deus não é grande: como a religião envenena tudo


"deus não criou o homem à sua imagem. Evidentemente foi o contrário, e essa é a explicação indolor para a profusão de deuses e religiões e o fratricídio entre religiões e no interior delas que vemos ao nosso redor e que tanto tem adiado o desenvolvimento da civilização." A partir dessas ideia explosiva, o jornalista e escritor Christopher Hitchens ataca os alicerces de um dos mais importantes princípios da civilização ocidental: a religião. O livro é fundamentado em seus questionamentos, críticas, vivências, pesquisas, racionalmente concluiu : “A Religião Envenena Tudo”. Suas afirmações dissecam os alicerces da crença monoteísta, desmitificando sua origem , seus mitos, suas lendas, seus personagens. Desde o início do livro, suas palavras causam impacto. “A religião é fraude mental e mal moral. A religião mata”. E sustenta sua tese, anulando os pilares da religião: a Bíblia e seus proganistas: Deus, o filho de Deus e seus profetas. A religião fala de uma bem-aventurança pós-morte, mas usurpa o poder neste mundo. E mata!!! Guerras, conflitos e crueldades são citados e descritos."
- Estou gostando do livro, não é uma leitura muito fácil, e o escritor é bem articulado e impõe muito sua opinião, muito persuasivo. Quando termina de ler, volto a falar do livro. Enquanto isso fico com Clarice : "Não é que vivo em eterna mutação, com novas adaptações a meu renovado viver e nunca chego ao fim de cada um dos modos de existir. Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus."